Cursos

Programa de Ecodesign

Esta é uma iniciativa em educação para refletir, experimentar e criar ações em dinâmicas sustentáveis, ações de mudança no mundo.

Estimular os grupos de aprendizagem e grupos de prática. Criar a experiência aprofundando a pesquisa de assuntos de interesse e tendências de uma equipe e confrontando na prática a vivência real com experiência em empresas e comunidades próximas e com potencial de realização. Para tanto, complementando o encontro modular mensal, temos a tutoria semanal que nos permite aprofundar os temas abordados em cada módulo e num primeiro momento, buscar exemplos práticos, além de teorias semelhantes para complementar o conhecimento. No momento seguinte, há realização de mini projetos de experimentação e prática, relacionados a situações reais.

Aprendizagem baseada em projetos: Ao longo do curso, são diversos desafios serão colocados como ‘problema’ a serem resolvidos, como já é de praxe em Design. O que será distinto é que iremos ao ambiente externo para atuar: a cidade, a indústria, a organização, o serviço como ‘temáticas geradoras’ a serem exploradas, apreendidas. Para tanto, o desenvolvimentos de qualidades tão importantes neste século: colaboração, comunicação nas mais variadas formas, habilidade de resolução de problemas, e o pensamento crítico. O uso tempo será um fator chave em relação a aplicação de ferramentas e à profundidade de soluções dadas.

 

Proposta

Nossa proposta é um curso onde o aluno seja protagonista do seu próprio desenvolvimento sendo capaz de fazer escolhas valorizando a integralidade de ser humano, bem como, sua visão de mundo, suas vivencias, experiências.

Trabalho em equipe para que aprenda através das relações que estabelece no reconhecimento de si mesmo, com o outro, com os pares mais experientes. Estabelecendo assim uma conexão entre as pessoas, ou seja, pessoas com interesses em comum se juntam para trabalhar, permitindo o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras.
Neste contexto o professor estaria fora do papel de facilitador, mas mediando a aprendizagem um provocador onde através de desafios assegure ao aluno a apropriação do conhecimento e de novas habilidades.

Módulos que incentivem a pesquisa e a busca de conhecimentos daquilo que lhe desperta interesse e a partir disso desenvolver novos saberes.
Aprendizagem através da atividade ou seja através das experiências e vivências significativas, desenvolvendo habilidades e competências e novas pesquisas e buscas
Num movimento interdisciplinar, onde através da diversidade cultural e acadêmica, sejam capazes de dialogar com as especificidades das diferentes áreas do conhecimento.

 Mais sobre nossos cursos e palestras:

Coordenação

Bernadete Brandão

Contato

(41) 9 8818-9989 [VIVO COM WHATSAPP]

Onde

Os cursos ocorrem na sede: Rua Dom Alberto Gonçalves, 556. Mercês

“Se a educação sozinha, não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”
– Paulo Freire –

Perceber em si a motivação para lidar com a necessidade (que é própria), a curiosidade e a insatisfação com os assuntos abertos, onde a voz e escolha são exercício constante de autonomia e percepção de que a liberdade é interdependente com o entorno. Dar e receber feedback para a crescente qualidade do produto resultante incluem processos de revisão e aprimoramento constante, e uma forma de avaliação apreciativa para ganhos significativos.

“Fazemos parte da natureza, em constante transformação.”