Depoimentos das edições anteriores do Programa Ecodesign e Slow Design

Depoimentos

“Descobri a Design ao Vivo através de um folheto na cantina da faculdade e a palavra “Biomimetismo” me brilhou os olhos! Mas, quando eu comecei a estudar e adentrar no universo da sustentabilidade e do ecodesign, percebi que o estudo era muito mais aprofundado e instigante do que eu imaginava. Não é apenas um estudo teórico aplicável em projetos de produtos ou serviços ecossustentáveis, é um novo olhar sobre tudo o que nos rodeia, é um estilo de vida.

O Ecodesign é uma prática, e, me arrisco a dizer, diária, pois como consumidores temos um poder de escolha consciente. Aprendemos metodologias, ferramentas e estratégias durante todo o curso que vão além do mercado, pois desde o começo, refletimos sobre nós mesmos e como nossas atitudes e escolhas afetam todos ao nosso redor, mesmo que indiretamente.

Acredito que o Programa de Ecodesign é transformador e portanto, recomendo à todos aqueles que estão dispostos a enxergar o mundo sob uma perspectiva holística e a serem agentes transformadores.”

Amanda Kanasiro

Instrutora de Yoga, Designer de Produto, Ecodesigner

“Como é possível mudar a rotina tão intensa e com horários cheios na agenda para um lifestyle mais slow? Apesar de admirar muito o Slow Design e (o movimento) Slow Food, acreditava que a aplicabilidade no mundo da grande maioria seria impossível. Assim, com essa amargura em não saber para onde correr e com quem falar sobre isso, me inscrevi na oficina de um dia sobre Slow Design com a Bernadete Brandão. Dessa oficina, a conexão da turma foi tão intensa e rica, que sentimos a necessidade de ter mais conteúdo que não cabia em apenas 1 dia.

Então, com essa sede por alternativas, a turma foi criada e foram 3 meses inspiradores, repleto de boas referências e boas trocas. Dessa maneira, um elo de carinho e admiração foi criado entre nós, onde o companheirismo nos permeava. Compartilhávamos, não apenas conteúdo, como experiências, comidas e receitas dos nossos lanches comunitários e apoio – para que fosse possível mudarmos o ciclo comum o qual não estávamos satisfeitos.

Sem sombra de dúvida, esse curso marcou uma nova fase para mim, como profissional e pessoa. Não querendo soar romântica demais, porém, muitos movimentos internos foram surgindo conforme as situações do planeta eram aprofundadas e estudadas. As pessoas com quem me conectei e o estilo de vida delas, me encheu de contentamento. Enquanto não for começado por cada um, aplicando em todos os aspectos da vida, continua em estado de inércia, seguindo o ciclo comum e insustentável.

Alterar pequenos hábitos, pode soar mínimo diante de todo o montante, mas reforçar o movimento slow e fazer disso uma realidade possível, é uma missão que deve ser abraçada por todos que acreditam na diferença e na capacidade de transformação.”

Aline Balbino

Designer de Moda, Ecodesigner e Slower , Balb sob medida

“Encontrar um curso como o de slow design abriu minha percepção sobre meu próprio consumo e principalmente expandiu minhas expectativas de atuação profissional. Pude entrar em contato com um estilo de vida novo e de produção criativa que possa ser gentil com as pessoas envolvidas e os recursos da natureza, alinhadas a uma postura mais ética, sustentável e responsável.”

Beatriz Lago

Designer gráfica, Ecodesigner, ativista

“Quando vi a proposta da Design ao Vivo, gostei muito pela abordagem complexa, criando produtos e soluções a partir de uma percepção panorâmica de situações e necessidades, os projetos elaborados em aula nos trouxeram ferramentas de criatividade para reaproveitar melhor e dar múltiplas funções para tal utilidade.

Atuando no ramo de projetos socioambientais com propostas de saneamento ecológico e jardim bosque, com o Ecodesign conseguimos entender e comunicar melhor nossos serviços, pois o fazer é fácil, mas a demanda atual é a capacidade com questões sociais e psicológicas para um melhor acolhimento do novo.

Escola Design ao Vivo nos ajudou na elaboração e apresentação de nossos projetos.”

Rafael Gomes

Sócio Ambientalista / Permacultor / Ecolover

,“A Escola Design ao Vivo me cativou pelo jeito único de envolver conhecimento, meio ambiente, consciência e bem-estar. Amei participar do curso de Ecodesign no ano de 2017-2018.

Como profissional formada em Geologia e estando em busca de me profissionalizar na área ambiental, temi que os assuntos discutidos no programa fossem sair muito da linha que eu ainda esperava naquele dado momento. Mas tomei a decisão de conhecer o programa eletivo e foi aí que me surpreendi, vi que era o momento oportuno que eu estava precisando para virar a chave da profissional do meio ambiente, com a visão do todo, holística, que gostaria tanto de me tornar, além dos benefícios de me desenvolver como pessoa!

Os cursos da Design ao Vivo nos promovem sintonia e encontros reais com o meio ambiente, no estado em que ele se apresenta e nos leva a refletir sobre nosso real impacto no meio, tanto como consumidores como atores principais da contribuição à dura realidade, que é lidar com os desafios da sustentabilidade em projetos ou a produção de quaisquer produtos, seja em qualquer área de atuação.

Além destes motivos, a Design ao Vivo nos prepara para encarar os desafios contemporâneos que é trabalhar a sustentabilidade entre seus três pilares principais: o ambiental, o econômico e o social, de forma que somos levados a explorar as dimensões existentes nestas esferas principais e a refletir quais os melhores caminhos para agir em prol do desenvolvimento de projetos em maior qualidade de equilíbrio entre eles.“

Flávia Miranda

Geóloga, especialista em análise ambiental, Ecodesigner

“Tive a oportunidade de fazer o curso de Slow Design, que trouxe uma visão mais ampla para o meu trabalho, no sentido de ser sustentável, de conhecer melhor a origem e os resultados do que se produz. O que não significa ser lento, muito pelo contrário: significa se ter ação, se perceber melhor, uma forma mais íntegra de todo o processo e trazer isto para o seu projeto”

Conceyção Rodriguez

Designer gráfica, Ecodesigner, Slower, Diretora da CR Design

Encontrei o EcoDesign totalmente por acaso, o universo me trouxe.

Estava morando em Goiânia na época, o que me fazia viajar para Curitiba todos os meses), estudando design e tinha uma marca de roupas com uma pegada sustentável. Ainda estava perdida com os conceitos, identidade e execução da minha marca.

Sabia o que eu queria e o que não queria, mas meu olhar ainda estava embaçado. Foi com o curso de ecodesign que consegui ter a consciência e a estrutura para realizar minha marca como desejava e imaginava. A clareza necessária para agir. 

O ecodesign me fez compreender como poderia ligar minha intenção em promover a saúde do planeta juntamente com a saúde do indivíduo, da pessoa que usasse as minhas roupas.”

Alessandra Zacharias

Bióloga, Designer de Moda, Ecodesigner, Mestre em Produtos Naturais

“Tive a oportunidade de fazer o curso de Slow Design, que trouxe uma visão mais ampla para o meu trabalho, no sentido de ser sustentável, de conhecer melhor a origem e os resultados do que se produz. O que não significa ser lento, muito pelo contrário: significa se ter ação, se perceber melhor, uma forma mais íntegra de todo o processo e trazer isto para o seu projeto”

Conceyção Rodriguez

Designer gráfica, Ecodesigner, Slower, Diretora da CR Design

“Não existe impacto zero, tudo o que fazemos no planeta terra tem impacto, tem a marca, sempre vai consumir energia, deixar um resíduo. Então como diminuir, como repensar este resíduo?”

Escute seu depoimento

Simone Bueno

Simone Bueno Moraes da Luz foi aluna da Formação de Ecodesign na Unindus em 2007. 1a edição do Programa de Ecodesign. Coordenação pedagógica de Bernadete Brandão. Tcc em equipe na área de eco-comunicação para bares e restaurantes. Realizou trabalho com resíduos de painéis de propaganda com a comunidade de costureiras da Vila Torres (Curitiba, Pr). Simone é formada em Design de Moda, Ecodesigner e empreendedora.

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

…..

Clique para ouvir

Rafael D. Souza

Biólogo e educador formado pela UFPR. Especialista em Ecodesign. Fundador da Eco Escola e da Rede de engajamento socioambiental Paranaguá Criativa. Ecodesigner e Gestor ambiental, Gerar / Oudiser

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

………
Clique para ouvir

Alexandre Linhares

Formado em design de produto pela UFPR em 2006, premiado por calçado que representa o “estilo Brasil”, atua como diretor de criação da HAL – Alexandre Linhares, onde desenvolve peças de roupa e figurinos para teatro e cinema, sempre se utilizando dos parâmetros do Ecodesign. Alexandre Linhares, foi aluno da turma 2014/2015 da Escola Design ao Vivo, premiado com o vídeo “cápsulas de vida”. Seu projeto final foi o “case” de um desfile financiado coletivamente, explorando a contação de histórias, memória e reaproveitamento de materiais.

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

….

Clique para ouvir ‘Cápsulas de Vida’

Alexandre Linhares

Designer de Moda e Ecodesigner. Empreendedor da marca HAL

“O Curso de Ecodesign foi uma experiência inspiradora e motivadora com profissionais competentes em diversas áreas, dando suporte e abrindo os olhos dos alunos para novas possibilidades no mundo dos negócios. Para que as ações surjam é preciso mais do que intenções superficiais, sendo necessária uma análise mais profunda de nós mesmos como pessoas e de como podemos ser e fazer melhor, como profissionais. Penso que a grande descoberta é que cada mudança, mesmo que pequena, quando genuína pode inspirar e multiplicar ações em seu entorno…”

Enólia Munhoz da Cunha

Designer pela Tuiuti 2004, vencedora de diversos prêmios, entre eles, do prêmio nacional MASISA 2004 criação conjunta com Mariana Atem, e menção honrosa do mesmo prêmio internacional em Milão, fez o Formação em Ecodesign na Unindus/Fiepr, em 2007. Trabalhou com Bernadete Brandão em vários projetos, entre eles, a CARTEIRA ECO, criada colaborativamente com os alunos da Escola Projeto 21, Curitiba, 2008.

“Um curso especial, realizado por profissionais que entendem do assunto. Agregou conhecimentos de forma significativa, tanto no âmbito profissional como pessoal. A responsabilidade de colocar um novo produto no mercado é imensa e o ecodesign é fundamental para o desenvolvimento de um bom produto.”

Ana Paula Yamasaki

É designer e artesã. Formada em Desenho de Produto pela Unicenp, realizou a Formação em Ecodesign em 2007. Sócia-fundadora da Casa Coração, concebida em parceria com Enólia Munhoz, colega de formação neste mesmo curso. Hoje dedica-se à marca, com o intuito de ofertar inspiração, beleza e sensibilidade, por meio de produtos afetivos, desenvolvidos em harmonia com princípios de Ecodesign.

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

…..
Clique para ouvir

Luan Valloto

Designer de Moda, Doutorando em Gestão Ambiental e Ecodesigner. Empreendedor Atelie Luan Valloto

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

….
Clique para ouvir

Gabi Garcez Duarte

Doutora em Design pela Ufpr. Ecodesigner pela Design Ao Vivo, Mestre em Moda, Cultura e Arte, com pesquisa voltada à Moda, Corpo e Sociedade, pelo Centro Universitário Senac – SP. Bacharel em Desenho Industrial – Programação Visual pela UFPR (2005) e técnica em Moda e Estilismo Industrial pelo Senai-PR (2001). Com experiência na área de moda e design gráfico atua principalmente nos seguintes temas: moda de rua, cultura jovem e comportamento contemporâneo. Atualmente pesquisa o tema sustentabilidade ligado à moda, leciona Design de Moda Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e [e empreendedora do projeto – Album Design (Curtiba-PR) na qual faz curadoria e coloca em prática uma parte de sua pesquisa. Podcast na Rádio Cultura 930AM - Moda, Design e Sustentabilidade

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

….

Clique para ouvir

Amanda Kanasiro

Designer de Produto-UFPR, Ecodesigner, Professora de Yoga. Tem interesse em saúde holística, alimentação orgânica e viva, biomimetismo e movimentos como veganismo e vegetarianismo, no/low poo e artivismo.

Qual impacto que do Slow Design causou na sua vida?

….

Clique para ouvir

“Foi um caminho sem volta! Uma expansão da consciência, eu passei a enxergar o mundo de uma forma muito diferente, muito mais profunda. Essa questão de você entender que você é parte integrante desse planeta, não simplesmente um habitante foi assim, um aprendizado incrível e eu aplico isso em todos os momentos da minha vida hoje.”

Lorenza Ribeirete

Slower, Lorenza é formada em Administração e Marketing. Confeiteira e professora de Yoga

“Um curso especial, realizado por profissionais que entendem do assunto. Agregou conhecimentos de forma significativa, tanto no âmbito profissional como pessoal. A responsabilidade de colocar um novo produto no mercado é imensa e o ecodesign é fundamental para o desenvolvimento de um bom produto.”

Gustavo Engelhardt

Se formou no Design de Produto pela Tuiuti em 2003, realizando a Formação em Ecodesign na Unidus/Fiep em 2007. Foi sócio da DesfiaCoco, adora desenvolver novas matériais primas. Vencedor de vários prêmios, entre eles o IF Product Design Award, Alemanha, em 2008, com a fruteira Centopéia. Veja mais de seu trabalho em www.desfiacoco.com