Depoimentos

“Descobri a Design ao Vivo através de um folheto na cantina da faculdade e a palavra “biomimetismo” me brilhou os olhos! Mas, quando eu comecei a estudar e adentrar no universo da sustentabilidade e do ecodesign, percebi que o estudo era muito mais aprofundado e instigante do que eu imaginava. Não é apenas um estudo teórico aplicável em projetos de produtos ou serviços ecossustentáveis, é um novo olhar sobre tudo o que nos rodeia, é um estilo de vida.

O Ecodesign é uma prática, e, me arrisco a dizer, diária, pois como consumidores temos um poder de escolha consciente. Aprendemos metodologias, ferramentas e estratégias durante todo o curso que vão além do mercado, pois desde o começo, refletimos sobre nós mesmos e como nossas atitudes e escolhas afetam todos ao nosso redor, mesmo que indiretamente.

Acredito que o Programa de Ecodesign é transformador e portanto, recomendo à todos aqueles que estão dispostos a enxergar o mundo sob uma perspectiva holística e a serem agentes transformadores.”

Amanda Kanasiro

Instrutora de Yoga, Designer de Produto, Ecodesigner

“Como é possível mudar a rotina tão intensa e com horários cheios na agenda para um lifestyle mais slow? Apesar de admirar muito o slow design e slow food, acreditava que a aplicabilidade no mundo da grande maioria seria impossível. Assim, com essa amargura em não saber para onde correr e com quem falar sobre isso, me inscrevi na oficina de um dia sobre slow design com a Bernadete Brandão. Dessa oficina, a conexão da turma foi tão intensa e rica, que sentimos a necessidade de ter mais conteúdo que não cabia em apenas 1 dia.

Então, com essa sede por alternativas, a turma foi criada e foram 3 meses inspiradores, repleto de boas referências e boas trocas. Dessa maneira, um elo de carinho e admiração foi criado entre nós, onde o companheirismo nos permeava. Compartilhávamos, não apenas conteúdo, como experiências, comidas e receitas dos nossos lanches comunitários e apoio – para que fosse possível mudarmos o ciclo comum o qual não estávamos satisfeitos.

Sem sombra de dúvida, esse curso marcou uma nova fase para mim, como profissional e pessoa. Não querendo soar romântica demais, porém, muitos movimentos internos foram surgindo conforme as situações do planeta eram aprofundadas e estudadas. As pessoas com quem me conectei e o estilo de vida delas, me encheu de contentamento. Enquanto não for começado por cada um, aplicando em todos os aspectos da vida, continua em estado de inércia, seguindo o ciclo comum e insustentável.

Alterar pequenos hábitos, pode soar mínimo diante de todo o montante, mas reforçar o movimento slow e fazer disso uma realidade possível, é uma missão que deve ser abraçada por todos que acreditam na diferença e na capacidade de transformação.”

Aline Balbino

Designer de Moda, Ecodesigner e Slower , Balb sob medida

“Encontrar um curso como o de slow design abriu minha percepção sobre meu próprio consumo e principalmente expandiu minhas expectativas de atuação profissional. Pude entrar em contato com um estilo de vida novo e de produção criativa que possa ser gentil com as pessoas envolvidas e os recursos da natureza, alinhadas a uma postura mais ética, sustentável e responsável.”

Beatriz Lago

Designer gráfica, Ecodesigner, ativista

“Tive a oportunidade de fazer o curso de slow Design, que trouxe uma visão mais ampla para o meu trabalho, no sentido de ser sustentável, de conhecer melhor a origem e os resultados do que se produz. O que não significa ser lento, muito pelo contrário: significa se ter ação, se perceber melhor, uma forma mais íntegra de todo o processo e trazer isto para o seu projeto”

Conceyção Rodriguez

Designer gráfica, Ecodesigner, Diretora da CR Design, Slow Design LAB

“Quando vi a proposta da Design ao Vivo, gostei muito pela abordagem complexa, criando produtos e soluções a partir de uma percepção panorâmica de situações e necessidades, os projetos elaborados em aula nos trouxeram ferramentas de criatividade para reaproveitar melhor e dar múltiplas funções para tal utilidade.

Atuando no ramo de projetos socioambientais com propostas de saneamento ecológico e jardim bosque, com o Ecodesign conseguimos entender e comunicar melhor nossos serviços, pois o fazer é fácil, mas a demanda atual é a capacidade com questões sociais e psicológicas para um melhor acolhimento do novo.

Escola Design ao Vivo nos ajudou na elaboração e apresentação de nossos projetos.”

Rafael Gomes

Sócio Ambientalista / Permacultor / Ecolover, Ecodesigner

“A Escola Design ao Vivo me cativou pelo jeito único de envolver conhecimento, meio ambiente, consciência e bem-estar. Amei participar do curso de Ecodesign no ano de 2017-2018.

Como profissional formada em Geologia e estando em busca de me profissionalizar na área ambiental, temi que os assuntos discutidos no programa fossem sair muito da linha que eu ainda esperava naquele dado momento. Mas tomei a decisão de conhecer o programa eletivo e foi aí que me surpreendi, vi que era o momento oportuno que eu estava precisando para virar a chave da profissional do meio ambiente, com a visão do todo, holística, que gostaria tanto de me tornar, além dos benefícios de me desenvolver como pessoa!

Os cursos da Design ao Vivo nos promove sintonia e encontros reais com o meio ambiente com os estados em que ele se apresenta e nos leva a refletir sobre nosso real impacto no meio, tanto como consumidores como atores principais da contribuição à dura realidade que é lidar com os desafios da sustentabilidade em projetos ou a produção de quaisquer produtos, seja em qualquer área de atuação.

Além destes motivos, a Design ao Vivo nos prepara para encarar os desafios contemporâneos que é trabalhar a sustentabilidade entre seus três pilares principais: o ambiental, o econômico e o social, de forma que somos levados a explorar as dimensões existentes nestas esferas principais e a refletir quais os melhores caminhos para agir em prol do desenvolvimento de projetos em maior qualidade de equilíbrio entre eles.“

Flávia Miranda

Geóloga, especialista em análise ambiental, Ecodesigner

Depoimento Programa de Ecodesign

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

…..

Rafael D. Souza

Biólogo e educador formado pela UFPR. Especialista em Ecodesign. Fundador da Eco Escola e da Rede de engajamento socioambiental Paranaguá Criativa. Ecodesigner e Gestor ambiental, Gerar / Oudiser

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

….

Alexandre Linhares

Formado em design de produto pela UFPR em 2006, premiado por calçado que representa o “estilo Brasil”, atua como diretor de criação da Heroína – Alexandre Linhares, onde desenvolve peças de roupa e figurinos para teatro e cinema, sempre se utilizando dos parâmetros do Ecodesign. Alexandre Linhares, foi aluno da turma 2014/2015 da Escola Design ao Vivo, tendo recebido bolsa integral com o vídeo “cápsulas de vida”. Seu projeto final foi o “case” de um desfile financiado coletivamente, explorando a contação de histórias, memória e reaproveitamento de materiais.

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

….

Alexandre Linhares

Alexandre foi o vencedor desta etapa, com um júri formado por Designers e Ecodesigners

“O Curso de Ecodesign foi uma experiência inspiradora e motivadora com profissionais competentes em diversas áreas, dando suporte e abrindo os olhos dos alunos para novas possibilidades no mundo dos negócios. Para que as ações surjam é preciso mais do que intenções superficiais, sendo necessária uma análise mais profunda de nós mesmos como pessoas e de como podemos ser e fazer melhor, como profissionais. Penso que a grande descoberta é que cada mudança, mesmo que pequena, quando genuína pode inspirar e multiplicar ações em seu entorno…”

Enólia Munhoz da Cunha

Designer pela Tuiuti 2004, vencedora de diversos prêmios, entre eles, do prêmio nacional MASISA 2004 criação conjunta com Mariana Atem, e menção honrosa do mesmo prêmio internacional em Milão, fez o Formação em Ecodesign na Unindus/Fiepr, em 2007. Trabalhou com Bernadete Brandão em vários projetos, entre eles, a CARTEIRA ECO, criada colaborativamente com os alunos da Escola Projeto 21, Curitiba, 2008.

“Um curso especial, realizado por profissionais que entendem do assunto. Agregou conhecimentos de forma significativa, tanto no âmbito profissional como pessoal. A responsabilidade de colocar um novo produto no mercado é imensa e o ecodesign é fundamental para o desenvolvimento de um bom produto.”

Ana Paula Yamasaki

É designer e artesã. Formada em Desenho de Produto pela Unicenp, realizou a Formação em Ecodesign em 2007. Sócia-fundadora da Casa Coração, concebida em parceria com Enólia Munhoz, colega de formação neste mesmo curso. Hoje dedica-se à marca, com o intuito de ofertar inspiração, beleza e sensibilidade, por meio de produtos afetivos, desenvolvidos em harmonia com princípios de Ecodesign.

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

…..

Luan Valloto

Designer de Moda, Professor na Universidade Positivo e Ecodesigner. Empreendedor social da marca “Nossa, a roupa que conta história” fez de seu trabalho final durante o curso MODA ÉTICA E ARTESANATO REGIONAL, a atividade atual em colaboração com senhoras artesãs num trabalho de resgate e valorização de ofícios e produção de cultura regional.

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

….

Gabi Garcez Duarte

Ecodesigner pela Design Ao Vivo, Mestre em Moda, Cultura e Arte, com pesquisa voltada à Moda, Corpo e Sociedade, pelo Centro Universitário Senac – SP. Bacharel em Desenho Industrial – Programação Visual pela UFPR (2005) e técnica em Moda e Estilismo Industrial pelo Senai-PR (2001). Com experiência na área de moda e design gráfico atua principalmente nos seguintes temas: moda de rua, cultura jovem e comportamento contemporâneo. Atualmente pesquisa o tema sustentabilidade ligado à moda, leciona Design de Moda Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e possui uma loja – Album Design Hits (Curtiba-PR) na qual faz curadoria e coloca em prática uma parte de sua pesquisa.

Qual impacto que o Ecodesign causou na sua vida?

….

Amanda Kanasiro

Aluna de Design de Produto-UFPR, formanda em Ecodesign, monitora da Design ao vivo e estagiária na Campanha Não Fracking Brasil. Tem interesse em saúde holística, alimentação orgânica e viva, biomimetismo e movimentos como veganismo e vegetarianismo, no/low poo e artivismo.

“Um curso especial, realizado por profissionais que entendem do assunto. Agregou conhecimentos de forma significativa, tanto no âmbito profissional como pessoal. A responsabilidade de colocar um novo produto no mercado é imensa e o ecodesign é fundamental para o desenvolvimento de um bom produto.”

Gustavo Engelhardt

Se formou no Design da Tuiuti em 2003, realizando a Formação em Ecodesign na Unidus/Fiep em 2007. É sócio da DesfiaCoco, adora desenvolver novas matériais primas. Vencedor de vários prêmios, entre eles o IF Product Design Award, Alemanha, em 2008, com a fruteira Centopéia. Veja mais de seu trabalho em www.desfiacoco.com