” O mundo natural dá suporte ao homem, em tudo o que é criado. Após 3,8 bilhões de anos, a experiência lhes deu o que funciona, é apropriado e perdura no tempo” Jeanine Benyus
Curso de Biomimetismo
A Escola Design ao Vivo oferece o curso de aperfeiçoamento em Biomimetismo – métodos de observação da natureza, suas leis, organização e riqueza, para nos inspirar em aplicações e soluções nas mais diversas áreas. Para uma natureza sustentável, ou seja equilibrada, podemos observar e aprender e nos inspirar em três níveis: como modelo, como medida e como mentora. Modelos a serem imitados ou que trazem inspiração de desenhos e processos aplicaveis na resolução de problemas humanos; Medidas em padrões ecológicos, para julgar a certeza de nossa inovação: ‘ a natureza sabe o que funciona’; e Mentora, um novo campo de visão nos valores da natureza: ‘não precisamos extrair o mundo natural, mas sim, como aprender com ele’.
“A Biomimética propõe um redesenho da relação do HOMEM INVENTOR com a natureza, abandonando a mera ‘exploração’ de recursos naturais para buscar inspiração”(Jeanine Benyus). É possível verificar fracassos e frustrações da civilizações em fósseis, em comparação aquilo que sobreviveu. Este raciocínio pode ser usado para tornar a presença humana na Terra para um planeta mais sustentável.
Exemplo: como produzir construções semelhantes aos corais, com tecnologia desenvolvida e aperfeiçoamento que em bilhões de anos, não poluem, não deixam resíduos, sem impacto, sem patente? Este é um conhecimento disponível para todos!
Entre alguns conceitos estão: como tirar partido da auto-organização, da adaptabilidade e resiliência naturais, utilizar sub-produtos como inputs para novos processos, reconhecer a energia, e sobretudo, compreender a ‘sobrevivência’: Como em 3.8 bilhões de anos, a diversidade de espécies e materiais permaneceu no planeta Terra?
A biologia tem uma diversidade de sistemas e formas que se oferecem para aqueles que observam e criam. Biomimetismo é muito mais do que ver a natureza com um olhar utilitário. É inspirar-se nela. É um método de observação da natureza para desenvolvimento de processos, produtos, tecnologias e gestão.
Público alvo
Profissionais liberais e estudantes nas áreas Design, Engenharia, Arquitetura, Gestão ambiental, Economia, Comunicação, Marketing, Humanas.
Empreendedores, gerentes e líderes de empresas industriais e governo e consultores empresariais.
Objetivos
Identificar benefícios e métodos do Biomimetismo para inspirar o Design e Inovação tecnológica
- Experiência de observar e apreender
- Formas de registros de imagens e processos
- Banco de observações
- Diagnóstico de problemas e aplicação dos métodos para soluções
- Geração de ideias
- Criação de um grupo de aprendizagem e prática
- Identificar benefícios e métodos do Biomimetismo para inspirar o Design e potencial aplicação em gestão.
- Coordenadora da escola livre DESIGN AO VIVO – Escola de Formação em Ecodesign, Biomimetismo, Métodos para o Design Sustentável e outros.
Experiência de 35 anos como profissional em Design de Produto: - Criação e desenvolvimento de produtos ecossustentáveis. Desenvolvimento de produtos, processos e da cadeia produtiva sustentável
- Organização de produtos culturais em comunidades étnicas e tradicionais – DESIGN + ECONOMIA CRIATIVA: Desenvolvimento de produtos, processos e contato com o mercado, apoio a organização da comunidade e sua sustentação.
- Ênfase do trabalho, pesquisa e projetos em métodos e aplicação dos mesmos para um PLANETA SUSTENTÁVEL;
- Princípios: Mínimo impacto do meio ambiente e no social, estimulo à coerência entre o ‘fazer correto e consumir responsável e consciente’
- Ênfase no bem estar e qualidade de vida para o maior número de seres
“Para entender melhor o termo Biomimetismo, podemos partir do conceito de Mímese – Tanto Platão quanto Aristóteles relacionam na ‘mimesis’ a imitação da essência do mundo, ou da natureza. Desde esta época são ‘estruturados’ os primeiros métodos lógico-analíticos de observação, na intenção de transformar. “Por outras palavras, a mimese não representa uma mera imitatio (imitação) tal qual compreendia Platão, mas um agir expressivo no âmbito da poiesis grega, servindo-se, para isso, de uma techné (técnica)”
– Bernadete Brandão –
Telefone
(41) 9 8818-9989 [VIVO COM WHATSAPP]
Onde
SEDE DESIGN AO VIVO:
RUA DOM ALBERTO GONÇALVES, 556
MERCÊS
Duração
O CURSO POSSUI 3 MÓDULOS CADA UM COM AULAS INTENSIVAS E 6 LABS (LABORATÓRIOS DE PROJETOS) ÀS TERÇAS-FEIRAS À NOITE
PERFAZENDO 76 HORAS [CERTIFICADO DE ATUALIZAÇÃO]
Facilitadora
Prof. Bernadete Brandão
ecodesigner
O curso é facilitado pela ecodesigner curitibana Bernadete Brandão. Serão três módulos de aulas teóricas e práticas, além de laboratórios para a execução de um projeto aplicado na prática.
“Será uma experiência rica, com pessoas criativas e propostas de projetos interessantes que poderão ser desenvolvidos durante o módulo e laboratórios que acontecerão a seguir. Traga seu projeto”
Pedras, águas, flores…pergunte a natureza o que ela faria e ela te dá a resposta.
Programa
*Em breve detalhes sobre novas turmas
Módulo 1 |
Conhecendo os princípios da Biomimética
– Apresentação dos princípios e conceitos da Biomimética:
– a natureza como modelo
– a natureza como medida
– a natureza como mentora
– Dia 2 de agosto (sábado) será realizada uma aula de campo, exercícios de observação e investigação da natureza a partir dos princípios apresentados. (tomara que seja um lindo dia de sol, mas temos diversas opções para sol e chuva!)
Módulo 2 |
Desenvolvendo o olhar micro e macro – elementos inspiradores
Imersão: final de semana
– Diagnóstico de problemas e correlação com elementos e conceitos da natureza
– Destaque de elementos, sistemas e modelos de observação
– Aplicação dos métodos Biomiméticos
– Aplicação de métodos de criatividade
Módulo 3 |
Desenvolvimento de Projetos
– Simulação de cenários em projetos e aplicação do método: imersão em local na natureza com desafios. Aplicação dos métodos em cenários reais e hipotéticos.
– Criação e uso de métodos em design
– Projeto colaborativo
Apresentação pública dos resultados em exposição