Sempre que entramos em criação é tenso e lúdico ao mesmo tempo. Assim é, em Ferramentas para o Ecodesign, uma experiência especial no Módulo 4 do Programa de Ecodesign.
Ocorreu de 21 à 24 de agosto, o quarto módulo de Programa de Ecodesign, com a ecodesigner e coordenadora do curso Bernadete Brandão.
Foram apresentadas diversas ferramentas e metodologias, desde métodos para apoiar a Gestão Estratégica e Sustentável, o TNS – The Natural Step e o MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, passando por ferramentas de diagnóstico de produto e processo ACV – Análise de ciclo de vida e GER – Gerenciamento de resíduos. Elementos de anáse se tornam itens de observação de impacto a serem refletidos e incluídos desde o projeto do produto, criando condições de argumentos com o time interno das empresas para as quais prestamos serviços. ” Energia, Água, Comunidade, Biodiversidade, Florestas, Qualidade do ar e do solo”. E então, por vezes as coisas ficam duras, sérias e responsáveis, ecodesigners trabalhando com dados que certamente mudarão o rumo da vida das pessoas, do mercado, das empresas e o planeta.
Para exemplos a praticar, conceituamos sobre EMBALAGEM E MODA. Era a vez dos métodos criativos_ Biomimetismo (para saber mais sobre Biomimetismo, clique aqui), para soluções inovadoras baseadas na natureza.
Almoço em locais agradáveis e naturais, e de lá as coisas ficaram bem divertidas.!! Qual é o ‘meme’ de uma flor e por que tem formatos e cores diferentes?
Sementes que viram ’embalagens’ de algo muito precioso, ou seriam ‘roupas de árvores bebê’ ? Conjecturas… Como e por que uma semente precisa se defender com espinhos? Existem situações semelhantes onde isto seria ùtil?
E… que tal que a roupa fosse viva, e biodegradável?… e por que não?
Agradecemos as fotos de Luan Valloto e Daniela Teodósio.