No último dia 28 a Design ao Vivo realizou o primeiro dia do Seminário em Ecodesign – “Ações práticas em sustentabilidade: equilibrando pessoas, lucro, e a natureza para um planeta livre”.
Houve a presença de estudantes, profissionais de várias áreas e de representantes da Fundação Cultural de Curitiba, Aulio Zambenedeti onde o tema tratado foi “Educação, Ciclo de Vida e Valores”.
A Roda de Conversa contou com a participação do Biólogo formado pela UFPR e Empreendedor Fabiano Franciosi, a Pedagoga e Consultora do PNUD pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Edite Faganello Querer e dos alunos formandos no Programa de Ecodesign, os designers Luan Valloto e Henrique Godeni Martins e o biólogo Rafael Souza.
Fabiano falou sobre a importância das tecnologias sustentáveis e da educação ambiental comentando sobre seus projetos e empreendimentos na área. Propôs um olhar crítico acerca de tecnologias como a prática da composteira, apresentando o projeto HEXAGON, um novo modelo de composteiras que permite uma melhor compostagem de diferentes tipos de resíduos que não podem ser compostados nos modelos tradicionais, além de servirem melhor para a utilização em projetos de Educação Ambiental. O biólogo também apresentou seus projetos em Cisternas Verticais e Biodigestores, soluções que vem desenvolvendo para melhorar o aproveitamento de recursos hídricos e energéticos dentro de casa e que podem gerar economia e trazer impacto ambiental positivo gerado pelas residências.
Na sequência, a pedagoga e Especialista em Jogos Cooperativos e Economia Solidária, Edite Faganello, nos mostrou como este equilíbrio entre as pessoas, a natureza e o que entendemos por “lucro”, pode acontecer através da simplicidade e de um olhar mais crítico sobre nossas ações cotidianas, levando em consideração o respeito e a escuta em relação ao outro.
Ambas as participações serviram de especial inspiração para a apresentação dos alunos do Programa de Ecodesign.
A apresentação dos projetos começou com o Biólogo Rafael Souza, que falou sobre a importância de uma Educação Ambiental que contemple o ser humano como um ser integral, propondo que a própria educação deveria ser a educação ambiental. Com este objetivo ele apresentou o projeto CO-CRIA-AÇÃO, uma nova proposta na área que visa trabalhar através de jogos, todos os níveis de relações que partem do indivíduo em relação à escola, com a família e a sociedade, além de propiciar momentos de troca entre todos os atores sociais que interagem com o ambiente escolar.
Henrique falou sobre a Valorização dos Resíduos Orgânicos, propondo projeto de participação da comunidade em ações distribuídas e locais, como uma estratégia importante para a diminuição e reaproveitamento deste tipo de resíduos, através da ciclagem de nutrientes pela compostagem. O projeto demonstrou a importância da boa relação entre os indivíduos de uma mesma comunidade ou bairro, impactando na melhoria da qualidade de vida dos moradores e da sustentabilidade das cidades.
A relação entre as pessoas foi também tema do projeto apresentado pelo Designer de Moda Luan Valloto. Luan falou sobre a importância de uma visão mais profunda acerca da moda, sobre seus impactos, apresentando propostas de soluções para o tema. O designer apontou a moda ética e a valorização do regionalismo como uma importante forma de valorizar e preservar a cultura, a estética e os valores de um povo através dos trabalhos manuais.
As apresentações seguiram de uma troca de ideias bastante calorosa sobre a importância de um olhar não apenas para forma, mas para dentro de cada um, e os recursos internos como instrumento para se chegar a uma sociedade socialmente justa e ambientalmente equilibrada.
O próximo encontro será no dia 11 de Junho e irá contar com a participação da mestre em Gestão Ambiental, Ana Lizete Farias, o Arquiteto Luiz Reis, que atua numa arquitetura sustentável, com diversos prêmios na área, em diálogo com os formandos do Programa de Ecodesign, a arquiteta Daniela Teodósio, e os designers de moda Gabriela Garcez Duarte e Alexandre Linhares, falando sobre “O valor do resíduo e da consciência no consumo”.
O seminário será realizado na UPE – União Paranaense dos Estudantes – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157 São Francisco – Curitiba, das 19:00 às 22:00.
O evento é gratuito, mas com vagas são limitadas.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail: contato@designaovivo.com.br
Sejam bem vindos!