Sugestão de leitura: Design para um mundo real
Entender a verdadeira missão do Design. Natureza e pessoas. Necessidades. Como reconhecer os públicos e sua demanda… É radical e revolucionário!
Ecodesign é muito mais!
Victor Josef Papanek (1923 – 1998) foi um designer e educador austríaco, foi um forte defensor do design social e ecologicamente responsável de produtos, ferramentas e infraestruturas comunitárias. [3] Seu livro “Design for the Real World” – Design para o mundo real, uma Ecologia Humana e Mudança Social, publicado originalmente em 1971.
Criativo, utilizava materiais alternativos incentivando a economia local e o baixo custo. Entre seus produtos projetados, estão um notável rádio transistor, feito de latas de metal comuns e alimentado por uma vela acesa, que foi projetado para ser realmente produzido a baixo custo em países em desenvolvimento. Suas habilidades de design também o levaram a um projeto de implemento para agricultura, inovador para dispersar sementes e fertilizantes para reflorestamento em terras de difícil acesso, além de trabalhar no design de um veículo movido a energia humana, capaz de transportar uma carga de meia tonelada e projetar um veículo de três rodas para agricultura.
Papanek criou projetos de produtos para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e para a Organização Mundial da Saúde (OMS). As ideias de Papanek sobre design iconoclasta e sua abordagem global única para iniciativas pedagógicas foi uma mudança radical em relação aos movimentos de design existentes nas décadas de 1960 e 1970. Sua percepção do design era de um objeto ou sistema, especificamente funcionando como uma ferramenta política. Com seu interesse em todos os aspectos do design e como o design afetava as pessoas e o meio ambiente, Papanek sentiu que muito do que era fabricado era inconveniente, muitas vezes frívolo e até mesmo inseguro.
O Prêmio Victor J Papanek de Design Social foi criado como uma joint venture entre a Fundação Papanek, a Universidade de Artes Aplicadas de Viena, o Museu de Artes e Design e o Fórum Cultural Austríaco, para dar um prêmio a “projetos que defendiam a visão de Papanek de responsabilidade ambiental e/ou social”.
” Quem? Papanek!
Design é muito mais do que apenas dar forma a algo. Faz parte do nosso ambiente de vida e pode ser uma ferramenta para a mudança política. Essa foi a abordagem de Victor Papanek. Ele via o design como um fator importante para o bem-estar social, uma ideia que é relevante agora mais do que nunca. Fugindo da perseguição nazista em Viena, Papanek emigrou para os Estados Unidos em 1939, onde se tornou o pioneiro mais influente do século XX no campo das práticas de design social, ecológica e politicamente orientadas.”
#Ecodesign #designavivo #papanek #programaecodesign