Professores

Conheça o time de facilitadores do curso de Especialização em Ecodesign

São professores extremamente qualificados, cada um trabalhará dentro de um módulo específico que são relacionados com seus conhecimentos e experiências.

Prof. Bernadete Brandão

Prof. Bernadete Brandão

  • Coordenadora da escola livre DESIGN AO VIVO – Escola de Formação em Ecodesign, Biomimetismo, Métodos para o Design Sustentável e outros.
    Experîencia de 35anos como profissional em Design de Produto:
  • Criação e desenvolvimento de produtos ecossustentáveis. Desenvolvimento de produtos, processos e da cadeia produtiva sustentável
  • Organização de produtos culturais em comunidades étnicas e tradicionais – DESIGN + ECONOMIA CRIATIVA: Desenvolvimento de produtos, processos e contato com o mercado, apoio a organização da comunidade e sua sustentação.
  • Ênfase do trabalho, pesquisa e projetos em métodos e aplicação dos mesmos para um PLANETA SUSTENTÁVEL;
  • Princípios: Mínimo impacto do meio ambiente e no social, estimulo à coerência entre o ‘fazer correto e consumir responsável e consciente’
  • Ênfase no bem estar e qualidade de vida para o maior número de seres
Prof. Ana Lizete Farias

Prof. Ana Lizete Farias

Geóloga formada pela UFRGS, Mestre em Geologia Ambiental e Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela UFPR, e Especialista em Risco Socioambiental. Professora de MBA em instituições como FESP/PR, Faculdade Evangélica do PR, EBS – Business School e Escola Design ao Vivo. Desde 1989 atua nas áreas ambiental, social, sustentabilidade e estratégica, planejando e coordenando projetos, auditando programas ambientais, em instituições de diversos setores, incluindo governo (MMA) e terceiro setor (ONGs), além de ter ocupado cargos executivos em instituição financeira e indústrias. Quando Gerente de Sustentabilidade no Grupo Ecoverdi, recebeu o Prêmio “Melhor empresa em Responsabilidade Socioambiental” pela UTFPR. (2011).

Prof. Christian Ullmann

Prof. Christian Ullmann

Especialista em design para a sustentabilidade. Formado em desenho industrial pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo de Buenos Aires. Reside no Brasil desde 1996.
Recebeu prêmios na Espanha, Itália, Brasil e Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos. Consultor do CRIED e professor do IED-SP.
É pesquisador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR e colunista do Portal Design Brasil e Rede Latinoamericana de Design.
Desde 2001 é Sócio Diretor do escritório iT Projetos atuando como consultor especializado em desenvolvimento de produtos e projetos com responsabilidade sócioambiental.
Dentro do universo da economia criativa e como estratégia de desenvolvimento, usamos as ferramentas do design para melhorar as interfaces entre cultura, criatividade, tradição, economia e tecnologia de baixo impacto ambiental e alto impacto social no mundo contemporâneo, promovendo atividades capazes de gerar renda, desenvolvimento local, valorização do território e cidadania.

Prof. Cyntia Malaguti

Prof. Cyntia Malaguti

Designer formada pela ESDI – UERJ (1980); doutora em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP (2000). É professora-pesquisadora dos cursos de design do Centro Universitário Senac e da FAUUSP. Especializada em gestão do design e design para sustentabilidade, presta serviços a instituições como Sebrae, Senai, Centro de Design Paraná e Anpei.

Prof. Liliane Iten Chaves

Prof. Liliane Iten Chaves

Liliane fez curso Técnico em Desenho Industrial na UTFPR (então CEFET-PR), é graduada em Licenciatura em Desenho, pela EMBAP-PR e adora desenhar desde que era pequena. Trabalhou com design de móveis desde os 17 anos, sendo que passou10 anos no SENAI PR, junto ao Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (CETMAM).É especialista em Design de Móveis e fez mestrado em Tecnologia na UTFPR, onde pesquisou sobre parâmetros ambientais no design de móveis. Descobriu que, apesar dos designers quererem muito inserir cuidados ambientais em seus projetos, poucos sabiam como fazê-lo. Com este resultado, Liliane foi fazer seu PhD no Politecnico di Milano, na Itália, junto à Unidade de pesquisa DIS (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade), dirigida na época por Prof. Ezio Manzini. Lá ela procurou desenvolver ferramentas para a inserção de requisitos ambientais no setor de móveis de escritório, orientada por Prof. Carlo Vezzoli. Amou a Itália e a forma inovadora com que os italianos tratam o design, através de conceitos como design estratégico, design thinking e design para a inovação social. Entendeu que estava ali um bom caminho para seguir. Atualmente, Liliane é professora efetiva da UFF, no novo curso de Design, dentro da Escola de Engenharias. Liliane ama o que faz e é feliz..